GamingBolt listou as principais melhorias que gostariam de ver na interface do usuário do PS5
Enquanto a interface de usuário (UI) do PS3 foi uma grande melhoria em relação ao PS2, assim como a do PS4 foi em relação ao PS3 (em muitos aspectos … mais sobre isso depois), também devemos esperar que a UI do PS5 seja uma melhoria em relação ao atual console de jogos carro-chefe da Sony, o Playstation 4.
Não seria razoável dizer que a UI do PS4 é fundamentalmente ruim, mas certamente há espaço para melhorias aqui. As probabilidades são de que a Sony tenha um controle sobre isso, mas só para ter certeza, o pessoal da Gamingbolt quis jogar “dois centavos” na questão das melhorias da interface do usuário para o PS5.
1 – Aplicativos fixados
O método de organizar todos os seus aplicativos em uma única barra horizontal tem sido uma característica fundamental para a interface do usuário do PlayStation por um longo tempo. O Vita é a única exceção com seu sistema de bolhas bastante bizarro. Mas mesmo a UI do Vita, com toda a sua estranheza e falta de intuição, sabia que as pessoas gostam de organizar seus aplicativos da maneira que acharem melhor.
Ter tudo em uma barra horizontal é bom e limpo, e eu não quero necessariamente que isso vá embora, mas a desvantagem disso é que qualquer jogo ou aplicativo é empurrado para trás toda vez que eu uso outra coisa, me forçando a procurá-lo mais tarde, independentemente do quanto eu goste. Em um mundo onde ninguém volta para algo depois de passar para outra coisa, isso faria sentido, mas esse não é o mundo em que vivemos. Se você comprar 4 ou 5 jogos de uma vez e experimentar todos, então o o jogo que você estava jogando antes é empurrado para trás, apesar de você não querer que isso aconteça necessariamente.
Embora a Sony tenha eventualmente nos dado pastas para colocar vários aplicativos, e isso é muito bom, isso realmente não resolve o problema porque essa pasta está sujeita ao mesmo sistema que os aplicativos estão e ela será empurrada para trás toda vez que você use outra coisa. Isso é algo com que o PS3 não tinha problemas, já que tudo de uma categoria diferente seria automaticamente premiado com sua própria pasta e local na UI, então a organização foi incorporada.
A melhor maneira para a Sony manter sua enorme linha horizontal (que gostamos) e não perder toda a organização de suas interfaces de usuário anteriores seria uma opção simples de fixar um aplicativo ou jogo na frente da linha no PS5. Na verdade, isso é algo que a Sony ainda pode fazer pelo PS4. Basta colocá-lo no menu de opções que pode ser acessado enquanto você passa o mouse sobre algo. Fácil fácil.
2 – Melhor integração social
Isso é algo que eu sinto que a Sony já tem a ideia certa, mas talvez só precise repensar sua execução. O painel “O que há de novo” no PS4 pode mostrar muitas coisas como o progresso nos jogos que seus amigos estão fazendo, quando eles jogam um novo jogo pela primeira vez e também quando eles ganham troféus ou postam capturas de tela. Tudo isso é bom e bom, mas infelizmente a ideia é retida pelo grande layout desajeitado de cada atualização de status, permitindo apenas um ou dois na tela a qualquer momento, e a Sony entupindo-o com anúncios de vendas e novos jogos, que simplesmente não são necessários aqui.
A Sony pode se anunciar em sua própria plataforma de várias maneiras, mas ficar entre mim e ver as atualizações dos meus amigos não deve ser uma delas. Se eles puderem tornar esses status menores, mais limpos, ao mesmo tempo em que dão ao painel uma parte maior da tela para trabalhar, isso tornaria esse recurso específico muito mais divertido de usar. Novamente, isso é algo que estou um pouco perplexo que a Sony ainda não tenha feito para o PS4, mas independentemente, o PS5 é uma grande oportunidade para virar essa coisa.
Outro ponto que eu gostaria de fazer sobre isso é que, se eles não vão limpar, eles devem pelo menos nos dar a opção de escondê-lo e liberar mais espaço para nossos jogos e aplicativos. Se eles também não quiserem fazer isso, pelo menos a Sony poderia retirá-lo da barra de mídia principal e colocá-lo no menu de amigos, o que provavelmente faria mais sentido de qualquer maneira, já que as atualizações são sobre meus amigos em primeiro lugar.
3 – Mais opções com criação de conteúdo
É definitivamente verdade que a Sony fez grandes avanços com a funcionalidade de compartilhamento ao longo dos anos. Fotos, vídeos e streaming, todos têm uma quantidade razoável de opções, mas para o PS5 há algumas coisas que fariam muito sentido incluir para modernizar o sistema. Por exemplo, salvar videoclipes a 60 quadros por segundo seria bom, pois esse é um padrão emergente para vídeos do Youtube, bem como apenas uma maneira mais precisa de mostrar imagens de um jogo que roda a 60fps. Além disso, Vídeo 4k também seria bom de ver, pois a resolução se torna cada vez mais padronizada.
Talvez agora essas coisas não pareçam particularmente necessárias, mas aposto meu dinheiro que vai mudar no próximo ano ou assim. Estamos prestes a tornar o vídeo 4k padrão em quase todos os lugares e 60 frames são necessários em jogos mais do que nunca. Por que não queremos esses parâmetros para nossos clipes personalizados no PS5? A Sony precisa ser pró-ativa quanto a isso, em vez de reativa. Deixe as pessoas gravarem vídeos de alta qualidade de seus jogos e isso resultará em mais pessoas compartilhando o conteúdo de seus jogos. É um verdadeiro ganha-ganha.
4 – Limpar as notificações
De todas as coisas que irritam o TOC de uma pessoa no PS4, o menu de notificação é o ofensor mais flagrante. De todas as coisas que você pode ver na sua área de notificação, você pode verificar seus downloads, instalações, seus troféus, publicações na comunidade, pedidos de amizade e mensagens. E sabe de uma coisa? Eu não tenho nenhum problema com isso. Todas essas coisas, por mais independentes que pareçam, são coisas das quais você pode muito bem querer ser notificado, portanto, sua inclusão no menu faz sentido nesse nível. No entanto, basicamente não há organização.
Todos esses tipos de notificações (e mais) estão amontoados na mesma lista, sendo a ordem em que ocorreram o único fator a decidir a ordem em que você os vê. Deve haver mais tentativas de organizar tudo isso em o PS5. Se os jogadores quiserem ver todos os seus pedidos de amizade e mensagens, eles devem ser capazes de selecionar isso. Se eles quiserem apenas ver seus downloads, devem ser capazes de acessar essa lista específica. Se eu quiser ver todas as atividades recentes nas poucas comunidades em que participo, não devo ter que procurar por atualizações de instalação e notificações de troféus para encontrá-los. Novamente, acho que isso poderia ser resolvido no PS4 também, mas aqui estamos.
5 – Configurações ou opções. Escolha um
Pessoalmente, sou um grande fã do botão de opções. Dá a você o que equivale a um menu de configurações móveis para qualquer item que por acaso estiver pairando sobre o qual só aparece se você quiser. Isso elimina a necessidade de ir a um item de configuração no menu e vasculhar até encontrar uma ou duas coisas que desejo. O problema com o PS4 é que ele tem tanto o menu de opções com visão de futuro quanto o menu de configurações mais arcaico e labiríntico que inclui tudo sob o sol.
Isso pode levar a alguma confusão, pois a maioria das coisas que você pode acessar no menu de opções estão nas configurações, mas algumas coisas não estão, então se você quiser fazer alguma coisa, basicamente tem 50% de chance de encontrá-la na primeira tentativa de cada método. Por exemplo, se você deseja excluir um jogo, basta ir até ele, clicar em opções e excluí-lo. Fácil.
Mas se você quiser fazer o upload dos seus arquivos salvos para o armazenamento online ou baixar os antigos do armazenamento online, você precisa ir às suas configurações, encontrar a opção de gerenciamento de dados salvos, encontrar o jogo que deseja gerenciar, e fazer a partir daí. Por que não apenas colocar o gerenciamento de dados online no menu de opções de cada jogo? Por que preciso passar por todas essas etapas para gerenciar os dados salvos para um jogo quando algo tão bacana quanto o menu de opções já existe? Este é um excelente exemplo de uma das muitas coisas que deveriam estar acessíveis apenas no menu de opções. Na verdade, todas as opções que têm a ver com qualquer coisa devem estar no menu de opções desse item. Não deveria?
Se eles fizessem isso, e apenas mantivessem coisas gerais, como controles parentais e gerenciamento de contas no menu de configurações gerais, isso não apenas tornaria o botão de opções muito mais útil, mas também limparia o menu de configurações gerais um pouco como faria não precisa mais de nenhum desses itens redundantes. O mais importante, porém, tornaria minha capacidade como usuário final de fazer as coisas que desejo com muito mais facilidade, que é a declaração de missão inteira de qualquer interface de usuário em primeiro lugar, não é?
Dito isso, se o legado da Sony de interfaces de usuário limpas e organizadas servir de indicação, provavelmente teremos uma boa melhoria com o próximo console. Vamos torcer para que a Sony não se afaste muito do que o PS4 acertou para corrigir o que não fez.
Fonte: Gamingbolt